top of page

Um desafio: a comunicação

 

A audição assim como a visão, é um senso de distância e nos provê com informações externas. Quando a audição é limitada, ela afeta o indivíduo de forma significativa: limita a comunicação, o acesso à apresentação da informação oral e à vida independente. Mais do que qualquer outro grupo de pessoas com deficiência, aquelas com surdez formam uma comunidade unida por uma cultura rica e um sistema único de comunicação. A deficiência auditiva tem baixa incidência em crianças, afetando cerca de 0,14% dos escolares. (SMITH, 2008, p. 298).

As perdas auditivas afetam as crianças de muitas maneiras...
  • Dependendo do tipo e do grau de perda, o desenvolvimento da linguagem, a comunicação, as oportunidades educacionais e a participação nas situações sociais podem ser afetadas. (SMITH, p. 304)

Não aos esteriótipos

As crianças surdas e com deficiência não podem ser esteriotipadas. Elas apresentam diferentes estilos e capacidades de aprendizagem, mas possuem uma mesma característica: a capacidade de ouvir é limitada. (SMITH, 2008, p. 310)

Surdez & Superação
LIBRAS

A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, ao contrário do que muitos pensam, é uma língua e possui uma estrutura gramatical própria, ultrapassa as ideias daqueles que acreditam ser apenas gestos ou mímicas, como uma maneira de comunicação entre os deficientes auditivos. (LIMA, 2013).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A superação se dá através da autonomia que geralmente é conquistada por meio da comunicação, no caso de perda auditiva profunda, essa comunicação se dá pela aprendizagem da linguagem de libras e da linguagem materna.

 

bottom of page